terça-feira, 8 de junho de 2010
Lições do Rio Grande
O Projeto Lições do Rio Grande foi lançado para capacitar professores da rede púublica estadual do ensino médio. A capacitação, coordenada pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), tem como objetivo a implementação da proposta de Referencial Curricular, do governo do Estado, para as escolas públicas.
Segundo o Secretário da Educação ErvinoDeon, - A educação se dá dentro da sala de aula. Precisamos preparar o professor, o responsável pedagógico da escola para que tenhamos um ensino de qualidade a partir do referenciais curriculares.
O projeto Lições do Rio Grande faz parte do Projeto Professor Nota 10 – Valorização do Magistério, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos. No curso são oferecidas estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção da aprendizagem e do conhecimento. Entre as questões abordadas estão às habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série/ano da Educação Básica.
Riviane Bühler da Rosa, da Divisão de Gestão Escolar, reitera: "Essa é uma ação que se dá em rede e que pretende qualificar professores espalhados por todo o Rio Grande do Sul, para que não haja nenhuma região prejudicada. Nós contamos com a ajuda de diversos consultores e instituições superiores que estarão nos cursos para dividir seus conhecimentos conosco", informa.
REFERENCIAL CURRICULAR
Os cadernos distribuídos pela SEC às escolas estaduais contendo proposta de Referencial Curricular para quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O material deve ser utilizado para auxiliar as equipes pedagógicas das escolas estaduais na elaboração dos planos de estudos.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Projeto Aluno Integrado
Com objetivo de oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ministério da Educação lança o Projeto Aluno Integrado, direcionado a estudantes com mais de 15 anos, regulamente matriculados na rede pública de ensino e que estejam cursando o oitavo ano ou mais.
Com base no número de laboratórios que a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RS possui, o MEC disponibilizou 1500 vagas para alunos em todo o Estado que queiram participar do Projeto, que capacita estudantes voluntários para ajudarem nos laboratórios de informática.
Em Cruz Alta, estão participando 8 escola estaduais e nós do Venâncio participaremos com 17 alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)