sexta-feira, 1 de novembro de 2013


PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC é um Programa Federal e se constitui de um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho, expandindo, interiorizando e democratizando o acesso dos jovens à oferta de cursos profissionalizantes.
A 9ª CRE através do PRONATEC já ofertou diversos cursos para os municípios de sua região entre eles podemos citar:
2011 – cursos de Eletricista Instalador Predial De Baixa Tensão N1/2011, Auxiliar Administrativo T2/2011 – SENAI - Cruz Alta.
2012 – cursos de Técnico Em Meio Ambiente, Técnico Em Cooperativismo - Instituto Federal Do Rio Grande Do Sul Núcleo Avançado de Ibirubá.
2013 – cursos de Espanhol Básico, Inglês Básico - IFRS - Câmpus Ibirubá. Cursos de Inglês Básico - 1º semestre (1 turma), Inglês Básico - 2º semestre (2turmas) – SENAI/Cruz Alta.
O Curso destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, inclusive da EJA, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos e que preencham os requisitos de acesso de cada curso apresenta, estes devem estar matriculados no ensino médio público. Este processo no Rio Grande do Sul é coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Educação- SEDUC.
Para fins de inscrição no programa, a matrícula do aluno no estabelecimento de educação é o que localiza esse candidato geograficamente para habilitar-se aos cursos nos municípios.
Destacamos a importância das ações em conjunto com a escola para garantir o acesso de todas as informações, com isso a colaboração do diretor neste processo é de total importância, pois atua como articulador das propostas junto a escola.
Diante da proposta do PRONATEC, estamos realizando pesquisa junto às escolas de abrangência da 9ª CRE, para verificar quais opções de cursos sugeridas pelos estudantes. Com isso é necessário que o estudante de 8ª série, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio acesse nosso questionário e responda as perguntas no link abaixo:

Nenhum comentário: