quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ser negro é ser

Ser negro é ter a pele
Pintada de dor e beleza.

É ter consciência de que
Consciência ainda não

existe.

Ser negro é ser dono da
alegria e generosamente
dividí-la entre os filhos
do preconceito.

Ser negro é ser brasileiro
duas vezes.

É  gritar não aos nãos
da vida.

Ser negro é ter a liberdade
disfarçada de alma.

Ser negro é ser.

Sintia Lira

sábado, 13 de novembro de 2010

Receita da "Torta da PAZ"

1 xícara de amizade
3 xícaras de amor
4 xícaras de união entre as pessoas
3 colheres de generosidade
6 colheres de alegria
1 pitadinha de educação

Modo de Preparar

Coloque todos os ingredientes dentro do seu coração e viva feliz.

Modo de servir:
Com amor distribuindo a todos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aos Funcionários da Escola

Precisamos de pessoas
Pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas.
Capazes de sonhar, sem medo de seus sonhos.
Tão idealistas que transformem seus sonhos em metas
Que não temam mudanças e que saibam tirar proveito delas.
Que tornem seu trabalho objetos de prazer e uma porção substancial
de realização pessoal.

Pessoas com coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios,
criar soluções, correr riscos e calcular sem medo de errar.
Precisamos de pessoas
que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo, liberdade,
responsabilidade, determinação, respeito e amizade.
Precisamos de pessoas como vocês.
Parabéns pelo seu dia, e nosso reconhecimento
pelo papel que cada um desempenha na Escola.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Respeito

Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito.
Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, sem dúvida alguma as duas maiores chagas da Humanidade.
Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.
Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito às mais comezinhas regras de convivência em coletividade, ainda que não escritas.
De igual modo, se vamos a um teatro assistir a uma palestra e, além do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado com o intuito de guardá-lo para um amigo que está atrasado, evidentemente estaremos nos comportando com reprochável egoísmo, em detrimento de outras pessoas, que já chegaram àquele auditório, mas que não podem se utilizar dos assentos porque já estão "ocupados". Egoísmo e falta de respeito.
São milhares os exemplos, que estão ao nosso derredor, de egoísmo e de orgulho, assim como de sua filha predileta, a vaidade.
E é facílimo concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que o brocardo popular diz que "respeito é bom e eu gosto". Todos gostam.
Se assim é, de todo conveniente que perguntemos: o que será preciso fazer para introduzir o respeito entre nós, de modo generalizado?
Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação.
Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaríamos ser tratados.
É claro que esse aprendizado é lento e há de ser alcançado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade férrea de acertar e com os formidáveis recursos da disciplina e da determinação para alcançar esse desiderato.
Mas, que não percamos de vista, não há nenhuma razão para desânimo, uma vez que a própria Natureza não dá saltos, de maneira que tudo se consegue devagar, devagarinho, a pouco e pouco.
É importante, importantíssimo, assim, que cada um faça a sua parte e faça-a bem, com o máximo de esmero, com o que estará prestando notável contributo para a harmonia e para o equilíbrio das relações humanas!
E o respeito começa em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar a outrem, razão pela qual uma das bandeiras do Espiritismo é a reforma íntima, para melhor, buscando-se transformar quanto possível o homem-velho que insiste em prevalecer em nossas atitudes e decisões.
O respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura de Deus, que um dia atingirá a perfeição relativa e a felicidade suprema, destino final de todos os seres humanos.
Todos aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre!
(Jornal Mundo Espírita de Maio de 1999)
http://www.espirito.com.br/portal/artigos/mundo-espirita/respeito.html

sábado, 16 de outubro de 2010

Preste atenção: à Oh deste domingo começa o horário de verão

Relógios devem ser adiantados em uma hora


À 0h deste domingo, os moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país devem adiantar os relógios em uma hora. É o início do Horário de Verão 2010.  

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Meio Ambiente

O plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente: leva anos para se decompor e seu consumo é desenfreado

Quatro dicas simples para reduzir o uso de plástico em casa

Confia dicas para reduzir o impacto do plástico no meio ambiente com pequenos gestos e práticas simples

Há um consenso nos debates ambientais: o plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Além de levar anos para se decompor, seu consumo é desenfreado – segundo a campanha Saco é um saco, do Ministério do Meio Ambiente, 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora só no Brasil. O impacto ao meio ambiente é enorme, embora nem sempre seja fácil de ver. Por serem leves, os sacos de plástico voam com o vento e podem entupir bueiros e provocar enchentes, ou ir parar na natureza e ser confundidos com comida pelos animais. É comum, por exemplo, tartarugas-marinhas morrerem engasgadas com sacos plásticos, que confundem com águas-vivas, um dos seus alimento.
Outros animais morrem enroscados no plástico. Segundo estimativas, mais de cem mil mamíferos e pássaros morrem todos os anos devido à ingestão de sacos plásticos. Já no caso das garrafas PET, se não forem separadas para reciclagem, dificultam a decomposição do lixo em aterros sanitários, pois impermeabilizamas camadas de lixo, impedindo a passagem de gases e líquidos.
Como fazer para minimizar o impacto do plástico no meio ambiente? Abaixo você confere dicas básicas para reduzir seu consumo diário de plástico. A tarefa pode parecer árdua diante dos números, mas pequenos gestos fazem a diferença, se adotados como prática e difundidos.
1- Renda-se às ecobags

As sacolas retornáveis são uma maneira de diminuir o uso de sacolas plásticas na hora de ir às compras. Além disso, com a sustentabilidade na ordem do dia, ganharam até uma aura fashion, já que podem ser personalizadas e são unissex.

2- Reinvente seus sacos de lixo

Já que a sua ecobag é para ser usada no supermercado, seja criativo na hora de jogar seu lixo doméstico. Em vez de sacolas, use caixas de presentes ou embalagens de papelão para acomodá-lo.

3- Separe seu lixo para reciclagem

Não custa e é uma fonte de renda para quem trabalha com coleta seletiva. Além disso, hoje é cada vez mais fácil encontrar pontos de coleta seletiva, com latas coloridas conforme o material a ser dispensado.

4- Use garrafas retornáveis

No caso dos refrigerantes, é fácil achar garrafas de vidro, cuja produção agride menos o meio ambiente, além de ser reciclável. Quem compra água for a deve preferir os galões de maior volume, semelhantes aos de bebedouros, muitos dos quais também são retornáveis.
Fonte: http://meioambiente.terra.com.br

domingo, 26 de setembro de 2010

Gravidez e Adolecência

"Mães precoces de um filho não programado, além de nem sempre estarem totalmente preparadas para educá-los, acabam muitas vezes tendo sua própria formação afetada, com prejuizos para ambos"
         " O dia 26 de setembro é dedicado a uma série de ações para prevenção, ou pelo menos reduzir a gravidez na adolecência. Este dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é mais uma oportunidade para a busca de soluções para o drama enfrentado por um número cada vez mais elevado de meninas que, antes mesmo de atingirem sua maturidade física e emocional, já se veem às voltas com um filho que, muitas vezes, não têm condições psicológicas nem financeiras para criar. A saída para evitar que continuem a serem geradas tantas crianças não planejadas e muitas vezes indesejadas é apostar em mais educação e em maior conscientização sobre a importância de prevenção e da paternidade responsável.
           Por mais que possa contar com apoio psicológico do pai da criança e de seus próprios pais, a adolescênte raramente escapa de crises e conflitos quando engravida. Mães precoces de um filho não programado, além de nem sempre estarem totalmente preparadas para educá-los, acabam muitas vezes tendo sua própria formação afetada, com prejuizos para ambos. No Brasil, onde o Ensino Médio já enfrenta índices elevados de evasão, por diferentes razões, esse acaba se impondo como mais um motivo para a reduzida média de anos de escola da população. Outra consequência preocupante da gravidez  precoce é o elevado número de meninas que, por não quererem ter a criança, ou pelo fato de até mesmo serem expulsas de casa pelos pais, acabam recorrendo a soluções radicais, como o aborto, colocando muitas vezes em risco a própria vida.
          Famílias estruturadas, que privilegiam o diálogo e têm consciência da importância da informação e do ensino, constumam ser o caminho natural para evitar índices elevados de gravidez entre jovens. Quando essas condições não são as ideais, crece a responsabilidade da escola de encontrar a linguagem certa para orientar a juventude sobre a responsabilidade de cada um nos relacionamentos amorosos, sobre a importância do uso correto de métodos contraceptíveis e sobre o momento mais adequado para constituir uma família e planejar filhos. (Texto extraido de ZH, editorial, "Combinação delicada",pag.18,26/09.2010)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Largada para a gincana

TAREFA PARA O SHOW DE TALENTOS ( 25/09/2010 )
Cada equipe deverá trazer dois artistas, para apresentação no turno da tarde no Show de Talentos. VALOR: 20 pontos

TAREFA QUE DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA 25/09/2010, NO TURNO DA MANHÃ
Cada equipe deverá apresentar no mínimo 20 quilos de alimentos não-perecíveis.
VALOR: 20 pontos para a equipe que apresentar o mínimo de 20 quilos mais os pontos de acordo com a tabela abaixo.

ALIMENTO

PONTOS

Feijão

5

Arroz

5

Leite

5

Açúcar

4

Macarrão

3

Sal

1

Outros

2




TAREFAS QUE DEVERÃO SER RESPONDIDAS ON LINE

INGLÊS

Responda em Português aos seguintes enigmas.
1.- What do tigers have hat no other animal have?
2.- What has two hands and a face, but no arms and legs?
VALOR: 20 pontos

HISTÓRIA

1) Porque o período de 1889 a 1894 é conhecido como “República da Espada”?
2) Porque a Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Pedro I?
4) Quais os principais filósofos gregos da Grécia Antiga?
5) Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
VALOR: 20 pontos


CIÊNCIAS

Responda:
1) Qual a classificação taxionômica da flor símbolo do Rio Grande do Sul?
2) Qual a classificação taxionômica da ave símbolo do Rio Grande do Sul?
VALOR: 20 pontos

MATEMÁTICA
Responda:
1) Ana deve a Beto 1 real, Carlos deve a Ana 1 real, Dora deve a Beto 2 reais, Beto deve a Emília 3 reais, Carlos deve a Emília 2 reais, Emília deve a Dora 1 real, Carlos deve a Beto 2 reais, Dora deve a Carlos 1 real e Ana deve a Dora 3 reais. Cada um deles recebeu de seus pais 10 reais para pagar suas dívidas. Depois que forem efetuados todos os pagamentos, quem vai ficar com mais dinheiro?
2) Uma torneira enche um tanque em oito horas e outra torneira enche o mesmo tanque em quatro horas. Ao meio dia, a primeira torneira foi aberta com o tanque vazio e duas horas depois, a segunda torneira também foi aberta. A que horas o tanque ficou cheio?
VALOR: 20 pontos

PORTUGUÊS

Produção textual

“ A escola é um lugar onde se faz amigos.
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, que se conhece, se estima.
O importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade.
É criar ambiente de camaradagem.
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.”
Paulo Freire

Redija um texto dissertativo argumentativo sobre a importância do amor na escola. Procure utilizar suas experiências adquiridas e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da Língua Portuguesa, com 25 linhas.
CRITÉRIOS:
1) Título adequado ao tema.
2) Linguagem clara ( coerência ).
3) Argumentação.
4) Pontuação.
VALOR: 20 pontos

GEOGRAFIA
1) A principal e importante atividade econômica na formação e construção de espaços geográficos no Rio Grande do Sul, foi?
2) Quando os imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul, a que atividade econômica eles se dedicaram?
3)Quais os imigrantes que vieram para o Brasil, depois dos portugueses açorianos, e que deram importante contribuição à expansão da ocupação econômica do Sul do Brasil e produção de espaços geográficos.
4) o que significa CEI?
5) Qual é o principal país que representa a federação Russa?
Valor: 20 pontos
As respostas das perguntas (na ordem que aparecem) juntamente com a produção textual, deverão ser enviadas para o e-mail abaixo até as 10 horas do dia 25/09/2010.
Tâniakry@gmail.com

domingo, 19 de setembro de 2010

O que diz o Hino Riograndense




Estamos em plena semana farroupilha, encontramos no Jornal Zero Hora (19.09.2010), pag.30, o seguinte texto de Marina Lopes.
"Ele foi chamado de Hino da República, Hino Nacional, Hino de 35 e Hino Farroupilha, mas o nome que pegou na boca do povo foi Hino Riograndense. Com origens no combate de Rio Pardo, em 1938, a música era muito festejada entre farroupilhas e populares àquela época. Hoje as crianças aprendem a cantar o hino nas escolas. A maior parte sabe toda a letra, mas quando o assunto é o significado dos versos, é bem diferente."
Na nossa escola também não é diferente, para tanto usaremos a tradução também contida na mesma pagina de ZH, com a ajuda de Ivo Benfatto (Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore), que traduz o hino.
O que diz:
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.

O que quer dizer:
O autor faz, nessa estrofe,
uma referência ao início da Revolução Farroupilha, movimento que iria criar condições, mais tarde, em 1836, para a criação da República Rio Grandense, tornando livre a província em relação ao império brasileiro.

O que diz:
Mostremos valor constância,
nesta ímpia injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.

O que quer dizer:
O autor faz um chamamento aos farroupilhas de então para que seus atos, naquela guerra cruel e desumana, demonstrem os valores que os caracterizavam, como coragem, brio e, sobretudo, permanente disposição para a conquista de seus ideais de república e de federação.
Numa proposta de efeito, apontam seus atos heroicos como exemplos a serem seguidos.

O que diz:
Mas não basta para ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude acaba por ser escravo.

O que quer dizer:
O Hino Riograndense afirma a necessidade do cultivo de valores virtuoso para que um povo se mantenha em liberdade, por meio da manutenção da capacidade de decidir segundo seus próprios valores.
A utilização da palavra escravo está no sentido figurado, sendo o vício entendido como o oposto da virtude, como o fator escravizante.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jornal 2 Tempo está online, leia participe, entre em contato, mande mensagens, os organizadores irão adorar sua visita.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gincana Desportiva, Cultural e Solidária


Regulamento
1º A gincana envolverá alunos de 5ª a 8ª séries do Ens.Fundamental da escola.
2º Período de realização: de 11/09 a 25/09/2010
3º Cada equipe deverá ser formada por 12 componentes, sendo que deverá ter pelo menos 2 componentes de cada série;
4º As equipes deverão apresentar um nome relacionado ao tema "O amor está no ar";
5ºAs inscrições serão aceitas até o dia 10/09/2010 no horário das 11h30min;
6º Na Ficha de inscrição deverá constar:
6.1. Nome da equipe relacionado ao tema;
6.2. Relação nominal dos componentes da equipe constando a série de cada componente;
6.3. O e-mail de um dos componentes para envio das tarefas;
6.4. Só serão aceitas as inscrições das equipes onde todos os componentes estiverem regularmente matriculados nesta escola, e frequentando;
7º Cada equipe deverá indicar um lider que ficará responsável em receber e distribuir as tarefas entre os demais componentes da equipe;
8º Cada tarefa terá um nº de pontos a serem conquistados, que serão divulgados juntamente com as tarefas;
9º Será formada uma comissão julgadora para avaliação das tarefas;
10º As tarefas serão divididas em: ESPORTIVAS, CULTURAIS E SOLIDÁRIAS;
11º Cada equipe é responsável pela limpeza e recolhimento dos materiais utilizados;
12º Fica previsto neste regulamento que qualquer dúvida, denúncia ou reclamação deverão ser levados ao conhecimento da comissão organizadora;
13º Sábado dia 11/09/2010 abertura da Gincana;
13.1. Desfile das equipes participantes ás 08h30min. Cada equipe deverá estar com todos os componentes e devidamente identificada.
13.2. Após o desfile início das provas esportivas.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CTG Querência da Serra-Grupo Juvenil

Lições do Rio Grande

Inumeras atividades estão acontecendo na escola dentro do projeto "o amor está no ar", realizado pelos professores do Ensino Fundamental, em um trabalho multidiciplinar . Na segunda-feira (30/08), foi apresentado o projeto a nível de região escolar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O culpado é o chimarrão



Por Fernando Garros,
ZeroHora(1º/09/2010,pag.24)

Não sei ao certo, mas acho que descobri o porquê de o Rio Grande do Sul ser considerado um Estado de povo tão crítico, de nível cultural tão elevado e , aproveitando o momento, tão politizado. Nem a origem europeia, nem o clima.
O culpado é o chimarrão.
Evidente que a mixagem de povos europeus que aqui chegaram em busca de um clima parecido com o da Europa influenciou sobre maneira nossa construção como povo gaúcho. Foi gente trabalhadora, na sua maioria empreendedores que vislumbraram um Eldorado de oportunidades no solo gaúcho. E, por sua índole, tenacidade e vontade de construir futuro, fincaram um caráter de trabalho, honradez, de responsabilidade na imagem do povo gaúcho.
Também é claro que o clima dessa linha debaixo do Equador também ajuda. Povo que acorda cedo e sabe que a praia é ruim não tem tempo a perder. E o frio requer cortar lenha, fazer casaco, construir abrigo. Tudo isso faz com que o gaúcho tenha essa linha "estamos aqui para trabalhar" nas suas veias.
Mas o fato preponderante que faz com que o gaúcho tenha mais "consciência" das coisas e não se deixe levar por qualquer conversa é o chimarrão. Mais especificamente, a roda de chimarrão.
Quem já participou de uma sabe que a cuia vai de mão em mão, enquanto a conversa se alinha. Então, o que acontece a seguir é um processo muito interessante. Quem acabou de tomar está conversando e expondo seus argumentos. E não é interrompido. E quem está tomando está ouvindo. Pensando. Ponderando. Refletindo. Analisando. Quando termina de tomar, passa o chimarrão a diante e toma o quê? A palavra. E aí, contra-argumenta, debate, justifica, discorda ou concorda.
A dinâmica que o chimarrão nos impõe é a da espera. O tempo de ouvir. A capacidade de refletir. E isto faz toda a diferença na hora de aceitar uma proposta, uma novidade, um nome.
Quem já não usou uma roda de chimarrão para refletir sobre o futuro dos filhos, o nome do pretendente a genro, as contas no banco, aquela viagem a Europa ou o que fazer com a casa da praia? E sobre em quem votar, então?
É, o chimarrão tem muitas virtudes.
Uma delas que que faz bem para a cabeça.

Livro Infantil


As professoras Ana Paula e Mirian de Souza estarão lançando seu 1º livro infantil no dia 10 de setembro de 2010 na Casa de Cultura de Cruz Alta.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Retomando nossas atividades

Nossa sala digital, segue, participand de todas as atividades da escola.
e 2010 TAMBÉM!!!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lições do Rio Grande


O Projeto Lições do Rio Grande foi lançado para capacitar professores da rede púublica estadual do ensino médio. A capacitação, coordenada pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), tem como objetivo a implementação da proposta de Referencial Curricular, do governo do Estado, para as escolas públicas.

Segundo o Secretário da Educação ErvinoDeon, - A educação se dá dentro da sala de aula. Precisamos preparar o professor, o responsável pedagógico da escola para que tenhamos um ensino de qualidade a partir do referenciais curriculares.
O projeto Lições do Rio Grande faz parte do Projeto Professor Nota 10 – Valorização do Magistério, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos. No curso são oferecidas estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção da aprendizagem e do conhecimento. Entre as questões abordadas estão às habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série/ano da Educação Básica.

Riviane Bühler da Rosa, da Divisão de Gestão Escolar, reitera: "Essa é uma ação que se dá em rede e que pretende qualificar professores espalhados por todo o Rio Grande do Sul, para que não haja nenhuma região prejudicada. Nós contamos com a ajuda de diversos consultores e instituições superiores que estarão nos cursos para dividir seus conhecimentos conosco", informa.


REFERENCIAL CURRICULAR

Os cadernos distribuídos pela SEC às escolas estaduais contendo proposta de Referencial Curricular para quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O material deve ser utilizado para auxiliar as equipes pedagógicas das escolas estaduais na elaboração dos planos de estudos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Aluno Integrado



Com objetivo de oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o Ministério da Educação lança o Projeto Aluno Integrado, direcionado a estudantes com mais de 15 anos, regulamente matriculados na rede pública de ensino e que estejam cursando o oitavo ano ou mais.

Com base no número de laboratórios que a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RS possui, o MEC disponibilizou 1500 vagas para alunos em todo o Estado que queiram participar do Projeto, que capacita estudantes voluntários para ajudarem nos laboratórios de informática.
Em Cruz Alta, estão participando 8 escola estaduais e nós do Venâncio participaremos com 17 alunos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Series Iniciais - 1ºAno2



Prof. Mara alfabetizadora.


Muito tempo atrás, as pessoas viviam em cavernas.

Para se comunicarem, elas faziam desenhos no chão. Por meio de desenho, contavam o que pensavam, sentiam e faziam.

Mas o vento e a chuva chegavam e apagavam tudo.

Passaram então, a desenhar nas paredes das cavernas. Mas, quando precisavam se mudar para encontrar alimento, não havia como levar suas histórias gravadas nas paredes.

Tiveram ídeia de desenhar na argila úmida, que eram usadas também para fazer suas panelas.Assim podiam levar as placas de argila de um lugar para outro.


Com o passar do tempo, perceberam que era necessário criar símpolos que todos entendessem. esses símbolos foram mudando, até que se transformaram nas letras que hoje formam nosso alfabeto.

Inicio

Enfim, as aulas começaram. Aquela ansiedade pelo início do período letivo é transformada em estudo e esforço para concretização do sonho de muita gente: o de obter uma formação, rever os amigos. Mas, essa ansiedade não era apenas dos alunos; cerca de oitenta profissionais envolvidos com a escola também estavam apreensivos, atuando dia e noite. Afinal, estas pessoas, através do trabalho e dedicação, estão contribuindo para formação da geração de novos cidadãos.

Várias novidades foram estabelecidas para proporcionar aos antigos e novos alunos da escola que oferece ensino da pré escola ao ensino médio presencial, acesso ao ensino de qualidade.Entre as novidades uma nova sala digital. Por isso, Venham à frente do computador, peguem o mouse e comecem a estudar (atuar)!, pois o sucesso desse processo dependerá do empenho de todos!