Estamos em plena semana farroupilha, encontramos no Jornal Zero Hora (19.09.2010), pag.30, o seguinte texto de Marina Lopes.
"Ele foi chamado de Hino da República, Hino Nacional, Hino de 35 e Hino Farroupilha, mas o nome que pegou na boca do povo foi Hino Riograndense. Com origens no combate de Rio Pardo, em 1938, a música era muito festejada entre farroupilhas e populares àquela época. Hoje as crianças aprendem a cantar o hino nas escolas. A maior parte sabe toda a letra, mas quando o assunto é o significado dos versos, é bem diferente."
Na nossa escola também não é diferente, para tanto usaremos a tradução também contida na mesma pagina de ZH, com a ajuda de Ivo Benfatto (Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore), que traduz o hino.
O que diz:
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.
O que quer dizer:
O autor faz, nessa estrofe,
uma referência ao início da Revolução Farroupilha, movimento que iria criar condições, mais tarde, em 1836, para a criação da República Rio Grandense, tornando livre a província em relação ao império brasileiro.
O que diz:
Mostremos valor constância,
nesta ímpia injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.
O que quer dizer:
O autor faz um chamamento aos farroupilhas de então para que seus atos, naquela guerra cruel e desumana, demonstrem os valores que os caracterizavam, como coragem, brio e, sobretudo, permanente disposição para a conquista de seus ideais de república e de federação.
Numa proposta de efeito, apontam seus atos heroicos como exemplos a serem seguidos.
O que diz:
Mas não basta para ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude acaba por ser escravo.
O que quer dizer:
O Hino Riograndense afirma a necessidade do cultivo de valores virtuoso para que um povo se mantenha em liberdade, por meio da manutenção da capacidade de decidir segundo seus próprios valores.
A utilização da palavra escravo está no sentido figurado, sendo o vício entendido como o oposto da virtude, como o fator escravizante.
"Ele foi chamado de Hino da República, Hino Nacional, Hino de 35 e Hino Farroupilha, mas o nome que pegou na boca do povo foi Hino Riograndense. Com origens no combate de Rio Pardo, em 1938, a música era muito festejada entre farroupilhas e populares àquela época. Hoje as crianças aprendem a cantar o hino nas escolas. A maior parte sabe toda a letra, mas quando o assunto é o significado dos versos, é bem diferente."
Na nossa escola também não é diferente, para tanto usaremos a tradução também contida na mesma pagina de ZH, com a ajuda de Ivo Benfatto (Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore), que traduz o hino.
O que diz:
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.
O que quer dizer:
O autor faz, nessa estrofe,
uma referência ao início da Revolução Farroupilha, movimento que iria criar condições, mais tarde, em 1836, para a criação da República Rio Grandense, tornando livre a província em relação ao império brasileiro.
O que diz:
Mostremos valor constância,
nesta ímpia injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.
O que quer dizer:
O autor faz um chamamento aos farroupilhas de então para que seus atos, naquela guerra cruel e desumana, demonstrem os valores que os caracterizavam, como coragem, brio e, sobretudo, permanente disposição para a conquista de seus ideais de república e de federação.
Numa proposta de efeito, apontam seus atos heroicos como exemplos a serem seguidos.
O que diz:
Mas não basta para ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude acaba por ser escravo.
O que quer dizer:
O Hino Riograndense afirma a necessidade do cultivo de valores virtuoso para que um povo se mantenha em liberdade, por meio da manutenção da capacidade de decidir segundo seus próprios valores.
A utilização da palavra escravo está no sentido figurado, sendo o vício entendido como o oposto da virtude, como o fator escravizante.
15 comentários:
Olá ótimo trabalho! Preciso de sua ajuda. Estou traduzindo o hino para outro idioma , onde a legenda passará embaixo de clip com o hino. Gostaria de confirmar com voce se a minha "tradução/interpretação" não ficou capenga. Entre em contato:
crgd@brturbo.com.br
Att
Carla
olá Gostei bastante da tradução ótimo mesmo estou na escola sempre tem do dia 17 setembro a 19 de setembro gincana farroupilha então tinha que ter a tradução do Hino rio grandense então Gostei bastante do trabalho de vocês
OBRIGADA
Nosso hino uma honra sem igual realmente retrata nos gaúchos de alma e Coração muito amor por este pago nossa querencias amada 💙
Eu adorei pois me ajudou muito
Gostei bastante, me ajudou muito, pois tinha que ter uma compreensão clara em Português pra poder passar para LIBRAS.
MUITO OBRIGADA!
aqui é o cara desconhecido que veio em busca de outros colegas que estão tentando achar um site para a realização do trabalho sobre o hino RG
Bem interessante para trabalhar na semana Farroupilha .Estamos comemorando essa semana.
Eu me incomodo muito com a parte que diz que povo que não tem virtude acaba por ser escravo e não tenho vontade de trabalhar um hino que diz isso com meus alunos. Entendo o que tu explica ali, mas não achas complicado afirmar uma coisa dessas sendo que milhares de pessoas com diversas virtudes foram escravizadas por anos no Brasil?
Está dissendo que o hino estaria sendo "racista"?
Tenho essa sensação, tu pensas que ela é errada?
Eu sim
A palavra escravo está no sentido figurado, como oposto da virtude , como o fator escravizante ..... Não vejo conotação racista .... vejo que um coletivo sem virtudes e aceitando a exploração ,certamente será subjugado e escravizado ..... Os lanceiros negros estavam imbuídos de um ideal libertador ( virtude) frente ao Império Brasileiro ainda racista e fizeram parte da luta Rio Grandense de 1835★1845.
Escravo no "sentido figurado" com significado ANTÔNIMO de "virtude"?
Vá "forçar a barra" deste português em portugual.
Só para "completar", minha postagem anterior, a estrofe que trata a palavra ESCRAVO é relacionada a SEGUNDA estrofe que foi RETIRADA do Hino que dizia o seguinte:
Entre nós reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos
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Fazer MALABARISMO coma Língua e/ou escrita, somente demonstra o desconhecimento da HISTÓRIA do Hino...
Exatamente pela segunda estrofe do hino Rio Grandense é que se percebe que ele não tem espírito racista. Gregos e romanos também tinham escravos, mas na maioria brancos, de outros povos que subjugavam. Isso é história. Ponto. Não adianta querer apagá-la. É preciso compreendê-la, para que nunca mais se repita.
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